Textos de referência

Clique nos títulos para carregar ou baixar o arquivo pdf

texto_fazeraponte.gif

Fazer a Ponte - Projeto Educativo da Escola da Ponte, Portugal.

Sobre os valores matriciais do projecto
1- Uma equipa coesa e solidária e uma intencionalidade educativa claramente reconhecida e assumida por todos (alunos, pais, profissionais de educação e demais agentes educativos) são os principais ingredientes de um projecto capaz de sustentar uma acção educativa coerente e eficaz.
2- A intencionalidade educativa que serve de referencial ao projecto Fazer a Ponte orienta-se no sentido da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autónomos, responsáveis e solidários e democraticamente comprometidos na construção de um destino colectivo e de um projecto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.
3- A Escola não é uma mera soma de parceiros hieraticamente justapostos, recursos quase sempre precários e actividades ritualizadas – é uma formação social em interacção com o meio envolvente e outras formações sociais, em que permanentemente convergem processos de mudança desejada e reflectida. (…)

texto_noesverdad.gif

No es verdad - Manifesto da Rede IRES (Investigación y Renovación Escolar), Espanha.

(…) estamos seriamente preocupados com a difusão de crenças sobre a escola espanhola que deturpam a realidade, com uma forma pensar generalizada segundo a qual hoje na escola poucos conteúdos são ensinados, atividades irrelevantes são feitas, os níveis de exigência decrescem, os estudantes são piores que antes e de que há "muita pedagogia" e pouco ensino. (…) a Rede IRES apóia a iniciativa promovida por Rafael Porlán, e lança o manifesto: "NÃO É VERDADE". Preocupa-nos particularmente a atitude de determinadas pessoas com impacto mediático (…) que divulgam estas crenças com argumentos muito pobres, às vezes mesmo insultantes, pondo em evidencia uma visão pouco rigorosa sobre a escola e sobre os processos que nela acontecem. Preocupa-nos, em resumo, que a educação, ao contrário de outras atividades de grande apelo social, como a medicina ou a justiça, é analisada e valorada socialmente desde concepções simplificadas e ultrapassadas, assumidas acriticamente, mesmo por pessoas de esquerda. Por tudo isso, nós decidimos manifestar-nos coletivamente e divulgar nossa opinião através deste manifesto.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License